Barack Obama é o orador principal da Climate Change Leadership que se realiza esta sexta-feira, no Porto. É a segunda vez que vem a Portugal. A primeira foi enquanto Presidente dos EUA.
Corpo do artigo
Não adianta tentar comprar bilhete porque está esgotado. Barack Obama vem ao Porto para uma conferência destinada apenas a convidados, cerca de 3.000. Não há imagens, a segurança é apertadíssima e, para os mais curiosos que estejam a pensar ir para a porta do Coliseu espreitar o ex-presidente americano, o melhor mesmo é esquecerem. Esta não é, no entanto, a primeira vez que o ex-presidente dos Estados Unidos da América vem a Portugal.
Enquanto foi Presidente, Barack Obama esteve em Lisboa para a Cimeira da Nato e a Cimeira UE-EUA, nos dias 19 e 20 de novembro. Nessas mesmas datas o então chefe de Estado encontrou-se com Sócrates em São Bento, com Cavaco Silva em Belém e ainda com Durão Barroso, na altura presidente da Comissão Europeia.
À época, Obama mostrava-se "muito agradecido pelos serviços que os soldados portugueses" prestavam no Afeganistão e, no encontro com o primeiro-ministro da altura, defendeu o "reforço do comércio e investimento" entre os dois países e o aprofundamento da cooperação nas áreas da ciência e tecnologia. As energias renováveis e as oportunidades subjacentes também foram tema em cima da mesa.
Antes do encontro com Sócrates, Obama teve um encontro a sós com Cavaco Silva e almoçou com o Presidente da República, numa altura em que Presidente dos EUA ficou a conhecer pratos tipicamente portugueses e até os tradicionais pastéis de Belém.
No ano seguinte, em 2011, Barack Obama recebeu Cavaco Silva na Casa Branca, num encontro onde o presidente dos EUA reiterou "de uma forma muito clara, e mais do que uma vez, o seu apoio à execução do programa de assistência financeira a Portugal", numa altura em que o país ainda estava sob intervenção da troika.
Mais recentemente, em setembro de 2016, foi a vez de Marcelo Rebelo de Sousa conhecer Barack Obama num hotel em Nova Iorque e após a Assembleia-Geral das Nações Unidas. Para a história ficou uma fotografia de Barack, Michelle e Marcelo muito sorridentes.
No encontro Marcelo ouviu "palavras muito significativas" de Barack Obama sobre os luso-americanos, nomeadamente de pessoas que acompanhavam o Presidente dos EUA mas também de políticos locais.
O adeus à Europa pelo território dos Açores
Em novembro desse mesmo ano, Barack Obama viajava no Air Force One, o avião oficial do Presidente dos EUA, e fez escala na ilha Terceira, na Base das Lajes onde aproveitou para "esticar" as pernas. A paragem aconteceu depois de ter estado na Grécia e na Alemanha, a última visita oficial à Europa enquanto Presidente dos Estados Unidos.
Na hora da despedida, Obama disse adeus ao território europeu através dos Açores.
https://www.instagram.com/p/BM9jj02jOOf/?utm_source=ig_embed
Bo, o cão português
É impossível falar das ligações de Obama a Portugal sem falar do pequeno Bo, o cão de água português que habitou na Casa Branca e que faz parte da família. O animal sempre fez as delícias dos Obama e dos que mais gostam da família ao aparecer em centenas de fotografias, algumas vezes até em postais oficiais. E para que Bo não se sentisse sozinho na mansão que a família ocupou durante oito anos, o casal Obama aceitou a chegada de Sunny, a "irmã perfeita para Bo".
O fotógrafo lusodescendente na Casa Branca
Mas a mascote não foi a única com sangue lusitano na Casa Branca. Pete Souza foi fotógrafo de Barack Obama durante toda a jornada na presidência dos Estados Unidos. O lusodescendente com pais açorianos tirou dois milhões de fotos em oito anos, foi a lente do Presidente e a pessoa que captou momentos que ficam para a história.
E o presente que ficou para a história
E no número 1600 da Avenida Pensilvânia esteve também um presente português que está entre os melhores de sempre. O Washington Post analisou todas as prendas que o antigo Presidente recebeu e colocou a que chegou de Portugal - um conjunto de garrafas, entre elas uma de vinho do Porto do ano em que Obama foi eleito Presidente, um decantador em cristal desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira e cálices oficiais de Vinho do Porto - na 16.ª posição entre as melhores ofertas.