Pelo menos 28 soldados do exército sírio foram mortos em combate ou executados hoje em ataques a posições militares perto da cidade rebelde de Saraqeb, no noroeste da Síria, indicou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Corpo do artigo
Um vídeo divulgado no YouTube, sem que a sua autenticidade tenha sido confirmada, mostra os combatentes rebeldes a alinharem no chão os militares antes das execuções.
«Da mesma forma que o Observatório denuncia as execuções em prisões do regime, também recusa as execuções de prisioneiros de guerra feitas por rebeldes», disse à France Presse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.
Segundo a mesma organização não governamental, hoje foram mortas 96 pessoas (53 soldados, 27 civis e 16 rebeldes) devido aos confrontos em todo o país.
Cinco rebeldes foram mortos nos ataques a barreiras militares instaladas na estrada que liga as duas principais cidades do país, Damasco e Alepo, precisou o OSDH, que recolhe informações de uma rede de ativistas no terreno e de médicos em toda a Síria.
Recentemente, os rebeldes que combatem o regime do presidente Bashar al-Assad atacaram com sucesso posições militares na província de Idleb e procuram assumir o controlo da via que liga a capital à Alepo, passagem obrigatória para os reforços militares que vêm para esta cidade, no norte do país, disputada há mais de três meses por forças do governo e rebeldes.
A guerra civil na Síria já fez mais de 36 mil mortos, de acordo com o OSDH.