Pelo menos oito pessoas morreram hoje em Cabul num ataque suicida contra o British Council reivindicado pelos talibã, quando o Afeganistão assinala o aniversário da independência, obtida dos britânicos em 1919, informaram as autoridades locais.
Corpo do artigo
De acordo com o último balanço do Ministério afegão do Interior, citado pela AFP, a maioria das vítimas mortais eram agentes da polícia e o ataque causou ainda dez feridos, entre os quais seguranças do British Council.
Uma nova explosão foi registada por volta das 10h00 locais (6h30 em Lisboa) no local do ataque suicida, altura em que parou uma troca de tiros que se prolongava há já três horas, relata um jornalista da agência noticiosa francesa em Cabul.
O ataque suicida ocorreu cerca das 5h45 locais, altura em que se verificaram duas fortes explosões, com alguns minutos de intervalo, seguidas por disparos esporádicos no bairro de Kart-e-Parwan, no zona oeste da Cabul, a cerca de seis quilómetros do centro da cidade, segundo testemunhas.
«Hoje é o aniversário da nossa independência, obtida dos britânicos há 92 anos. O ataque de hoje serve para marcar este dia. Os britânicos voltaram a invadir o nosso país», afirmou o porta-voz dos talibã, Zabihulllah Mujadahid, citado pela AFP.