O chanceler cessante assumiu a "derrota amarga" nas legislativas, mas não comentou sobre o seu futuro político
Corpo do artigo
O líder dos sociais-democratas alemães, Olaf Scholz, classificou este domingo os resultados eleitorais como “uma derrota histórica”, depois de o partido parecer estar a caminho do terceiro lugar, com 16% dos votos, segundo as primeiras sondagens.
Os conservadores da CDU venceram as legislativas de hoje na Alemanha, seguidos da extrema-direita da Alternativa para a Alemanha, AfD, que obteve uma votação recorde, segundo as primeiras projeções das televisões alemãs.
Segundo as projeções, a CDU obteve 29%, a AfD 19,5%, os sociais-democratas do SPD 16% e a Esquerda (Die Linke) 8,5%.
Olaf Scholz felicitou a CDU e a União Social-Cristã da Baviera (CSU) pelos seus resultados nas eleições legislativas.
O chanceler cessante, cujo partido sofreu uma derrota histórica nas eleições de hoje, assumiu responsabilidade pela "derrota amarga” nas legislativas, mas não comentou sobre o seu futuro político.
“O resultado das eleições é mau e, por isso, assumo a responsabilidade”, admitiu o chefe de governo cessante perante os militantes do SPD.
A confirmarem-se estas projeções, Friedrich Merz deverá suceder a Olaf Scholz como chanceler, formando um governo de coligação com os partidos tradicionais, além do seu habitual aliado, com quem concorreu às eleições, a União Social-Cristã bávara (CSU).
Cerca de 59,2 milhões de alemães foram hoje chamados a eleger os 630 deputados do Bundestag (câmara baixa do parlamento), numas eleições que foram antecipadas em cerca de sete meses devido ao colapso, em novembro passado, da coligação liderada por Scholz, por falta de acordo em relação à reforma do chamado ‘travão da dívida’ para fazer face à recessão económica que a Alemanha enfrenta há dois anos.