O Conselho de Segurança das Nações Unidas esteve reunido de emergência para abordar a escalada de violência dos últimos dias no Médio Oriente.
Corpo do artigo
Três israelitas foram mortos esta quinta-feira de manhã por um ataque com um rocket disparado a partir da Faixa de Gaza. O disparo, que fez um ferido, atingiu um prédio na cidade de Kyriat Malachi, no sul de Israel.
É mais um passo na escalada de tensão entre os dois lados depois de esta madrugada um ataque aéreo israelita ter causado a morte a três militantes palestinianos na Faixa de Gaza, no segundo dia da ofensiva de Israel contra grupos armados.
Esta noite o Conselho de Segurança das Nações Unidas esteve reunido de emergência à porta fechada para abordar os recentes incidentes na Faixa de Gaza e no sul de Israel. O Conselho pede a Israel e aos palestinianos «máxima contenção» na escalada de violência que se tem verificado nos últimos dias.
Na quarta-feira, o chefe das operações militares do Hamas, Ahmad Jaabari, foi morto em Gaza por um raide do exército israelita.
Depois disso, Barack Obama falou ao telefone com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e com o Presidente egípcio Mohamed Morsi, informou a Casa Branca.
Obama pediu a Netanyahu para fazer «todos os esforços para evitar vítimas civis», mas apoiou o direito de Israel de se defender contra os ataques do Hamas.
Durante a conversa com o primeiro-ministro israelita, o presidente norte-americano repetiu «o apoio dos Estados Unidos ao direito de Israel se defender contra os lançamento de rockets a partir de Gaza contra os civis israelitas», indicou a mesma fonte.