Em França, há milhares de pessoas bloqueados numa autoestrada em Montepellier há 24 horas. Ainda não se sabe quando conseguirão sair de lá.
Corpo do artigo
Milhares de pessoas passaram a noite em plena autoestrada, em Montpellier, França. Cerca de 2 mil carros estão, desde ontem, bloqueados na autoestrada francesa A9, por causa da forte queda de neve. Também o acesso à estrada pelas vias secundárias e a outras autoestradas francesas está seriamente condicionado.
Nas redes sociais, há relatos de quem esteja parado na estrada há 24 horas. Os condutores e passageiros bloqueados falam numa situação "apocalíptica" e a imprensa francesa está a chamar-lhes "os náufragos da estrada".
968866073675288577
968952732462866434
As operações de ajuda a estes "náufragos" decorreram toda a noite, na A9 e nos eixos de acesso, em "condições extremamente difíceis", de acordo com as autoridades locais, que estão a pedir às pessoas para não se deslocarem de carro na zona de Hérault, para evitar dificultar ainda mais a retiradas das pessoas que estão bloqueadas na estrada.
969134779106058240
A Vinci Autoroutes, responsável pela autoestrada em causa, alega que o problema atingiu tamanhas proporções por causa dos veículos pesados que não respeitaram as proibições de trânsito.
Esta quinta-feira, não há transportes públicos, em Montpellier: os autocarros e comboios estão parados. A neve nas ruas de Montpellier atinge já os 30 centímetros.
Em França, 27 regiões estão em alerta laranja devido à massa de ar frio vinda da Sibéria, que trouxe neve, gelo e tempestades a grande parte do território europeu. O mau tempo já fez mais de 40 mortos, em toda a Europa, durante os últimos dias.