Todos os dias, do outro lado da estrada de um dos hotéis da capital de S.Tomé e Príncipe, há jovens que se sentam debaixo de uma árvore. Mas não procuram a sombra. Vão para ali porque apanham de graça a rede de internet do hotel.
Corpo do artigo
Nestes dias de campanha eleitoral - é este domingo que os são-tomenses escolhem o próximo governo - não é a campanha e as propostas dos vários partidos que lhes interessam. Procuram sobretudo notícias de paragens onde acreditam que a vida é melhor, desde logo Portugal.
Eles são sobretudo de navegar, não tanto de conversar. Um, dois, e um terceiro sorriem mas não querem falar. Mas depois lá chega o Orlando e temos conversa . Mora ali perto, e é um dos rapazes que se "gemina" com o wi-fi do hotel. Em casa não tem internet «se tivesse, não viria. Até não é muito cara, mas não vale a pena estar a gastar dinheiro com ela, de borla, aqui tão perto. É de economizar, eu faço economia».
Economia é aliás o que este são-tomense de 19 anos tem em mente para o futuro, é o curso que quer tirar. Estudar em Portugal é uma hipótese. Mas precisa de uma bolsa . É dali, à boleia da net à borla, que fala com amigos que partiram para estudar em Coimbra. E gosta do que lhe contam, que lá, em Portugal, "tá-se" bem. Bem melhor.
Dos que lá estão, não há no "messanger" vontade de regressar: « Não pretendem voltar para cá, e isso, às vezes, estimula-me a ir para lá.». Mas, não era melhor ficar cá e tornar o país melhor? :« (pausa)...é que aqui ao nível de oportunidades é difícil. Os jovens, agora, é difícil terem espaço. O futuro não é certo. É difícil».
Orlando não tem uma relação acrítica e ingénua com o que vê na internet. Tem a consciência que nem tudo são rosas noutras latitudes. Os interesses que o levam a por-se debaixo daquela árvore, são muito variados. Uns mais relaxados, outros mais sérios :« No caso por exemplo do Ébola, é um assunto que acompanho. E o desporto...».
Desporto que é como quem diz, sobretudo o Sporting, o emblema de Orlando. O distante adepto gosta em especial, mas ainda não lhes pediu amizade, de dois "leões" «William Carvalho e Rui Patrício, mas fica difícil pedir-lhes amizade no Facebook, porque se os for pesquisar vejo muitos com o nome deles e não sei qual é o verdadeiro (risos)».
Pode ser que em breve, Orlando consiga a tal bolsa e venha estudar para Lisboa. A faculdade de Economia não fica assim tão longe de Alvalade. Haverá uma árvore do outro lado da rua?