O atleta sul-africano esteve esta manhã no tribunal de Pretória para ser formalmente acusado do homicídio da namorada no dia 14 de fevereiro deste ano. O julgamento será em março de 2014.
Corpo do artigo
De fato escuro, cabeça baixa e expressão fechada, Oscar Pistorius compareceu esta manhã, antes da hora marcada, no tribunal para uma audiência meramente processual.
Já na sala de audiências, enquanto esperava pelos magistrados, rezou de mãos dadas com os irmãos que estavam sentados num banco atrás do atleta e chorou enquanto trocava algumas palavras com os familiares.
[youtube:DksK9zhVnsI]
No início da sessão, o juiz ordenou que todas as câmaras fosse desligadas e pediu aos fotógrafos para que deixassem a sala. O juiz perguntou a Pistorius se estava bem, ao que o atleta respondeu que sim, dentro das circunstâncias.
Oscar Pistorius foi formalmente acusado pelo homicídio da namorada, a modelo Reeva Steenkamp, e também foi indiciado por violação da Lei de Controlo de Armas de Fogo. Defesa e acusação chegaram a acordo e marcaram o início do julgamento para 3 de março de 2014, com o fim previsto opara o dia 20 de março.
Esta segunda-feira Reeva Steenkamp faria 30 anos. Amigos da antiga modelo também se deslocaram ao Tribunal de Pretória.
No dia 14 de fevereiro deste ano, Oscar Pistorius deixou a sua casa em Pretória, escoltado pela polícia, como principal suspeito da morte da modelo Reeva Steenkamp, a sua namorada. Em depoimento, o atleta alegou que ouviu barulhos e efetuou os disparos de arma de fogo após confundir a companheira com um ladrão.
Se for condenado, Oscar Pistorius enfrenta uma pena mínima de 25 anos de prisão.