A presidência da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) pediu, esta quinta-feira, aos 56 Estados-membros que enviem 100 observadores internacionais para supervisionar a situação «ainda frágil» no território georgiano.
Corpo do artigo
Este pedido foi hoje transmitido pessoalmente pelo embaixador Heikki Talvitie, enviado especial do actual presidente da organização e ministro dos Negócios Estrangeiros finlandês, Alexander Stubb, aos representantes dos Estados-membros hoje presentes numa sessão extraordinária do Conselho Permanente da OSCE, realizada em Viena.
Segundo o comunicado oficial da organização, Stubb, que se congratulou com o cessar-fogo acordado entre a Rússia e a Geórgia, «espera uma decisão sobre o aumento dos oficiais de observação militar num futuro muito breve».
O embaixador advertiu que a situação «na Ossétia do Sul e em redor da região» continua a ser «frágil».
«Todas as partes devem respeitar o cessar-fogo e isso necessita, de forma urgente, de uma vigilância internacional, tal como a situação humanitária na Ossétia do Sul e na região em volta da zona de conflito», disse Talvitie.