O anúncio segue-se a uma investigação realizada em setembro pelo grupo de Direitos Humanos Safeguard Defenders, que descobriu que havia 54 esquadras semelhantes em todo o mundo
Corpo do artigo
A Polícia Federal do Canadá revelou esta sexta-feira que está a investigar informações de que a China montou esquadras de polícia e pressionou os expatriados chineses no Canadá.
"A Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) está a investigar informações de atividades criminosas relacionadas com as chamadas esquadras de polícia [chinesas ]", disse a Real Polícia Montada do Canadá em comunicado.
Além disso, a polícia canadiana afirma que está "consciente de que os Estados estrangeiros podem tentar intimidar ou prejudicar as comunidades ou indivíduos no Canadá".
O anúncio segue-se a uma investigação realizada em setembro pelo grupo de Direitos Humanos Safeguard Defenders, que descobriu que havia 54 esquadras semelhantes em todo o mundo, incluindo três na região metropolitana de Toronto, a maior cidade do Canadá. Em Portugal, de acordo com a mesma investigação, há três destas esquadras, não havendo, contudo, qualquer caso de repatriamento identificado.
15222048
Segundo a ONG, com sede em Espanha, algumas destas esquadras colaboram com a polícia chinesa para levar a cabo "operações de manutenção da ordem em solo estrangeiro".
Por sua vez, Wang Wenbin, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, disse na conferência de impressa que regularmente faz, que a informação é "completamente falsa", e garantiu que Pequim respeita "plenamente" a soberania dos outros países.
Especificou ainda que que as pessoas que trabalham nesses sítios são "voluntários locais" e "não [são] policias chineses", e que "não estavam" de maneira nenhuma envolvidos em "qualquer investigação criminal".