Cada estabelecimento patrocina um jogador. A ideia já é um case study de marketing no Brasil.
Corpo do artigo
Nos últimos anos a crise bateu à porta da Portuguesa de Desportos, um clube fundado por emigrantes portugueses em São Paulo há quase 95 anos. A Portuguesa avançou com a "Reconstrução", uma campanha de marketing para apoiar e fazer renascer um símbolo histórico.
Para isso, socorreu-se dos patrocinadores de sempre - as padarias de São Paulo. Não foi a primeira vez. A indústria panificadora neste estado brasileiro continua maioritariamente nas mãos de portugueses e luso-descendentes e vê no clube a "casa master" da herança lusa em São Paulo.
Desta vez, no entanto, o apoio foi diferente. Com poucos jogos até ao final da temporada e com contas para pagar, a Portuguesa avançou com uma ideia inovadora: fraccionar o patrocínio. Carlos Ferreira, coordenador de Marketing do clube, explica que cada padaria patrocina um jogador individual. Por isso, as camisolas têm inscrito o nome do estabelecimento respectivo e o slogan "Pão é na Padaria". A ideia está a ser um sucesso e já é um case studie de Marketing no Brasil.
As padarias pertencem todas ao Sindicato dos Panificadores de São Paulo, o Sindipan. Antero Pereira, o Presidente, diz que as padarias não podiam ficar indiferentes ao período difícil que a Portuguesa atravessa e acolheu bem a ideia. Começaram por ser 13 os estabelecimentos que aderiram e agora há cada vez mais a quererem participar. Pão e futebol, lado a lado, em nome da glória da Portuguesa dos Desportos.