O líder da autoridade palestiniana considera que, pela atitude parcial que tiveram, os EUA já não podem ter qualquer papel no processo de paz do Médio Oriente.
Corpo do artigo
O presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, anunciou esta quarta-feira que vai pedir ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que anule a decisão de Donald Trump de reconhecer a cidade de Jerusalém como capital de Israel.
Na cimeira extraordinária organizada pela Organização para a Cooperação Islâmica, que decorre em Istambul, Mahmoud Abbas acusou os Estados Unidos da América de terem cometido um crime maior que viola o direito internacional.
O líder da autoridade palestiniana considera que, pela atitude parcial que foi demonstrada, os norte-americanos já não podem ter qualquer papel no processo de paz do Médio Oriente.
O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou na última semana que os Estados Unidos passam a reconhecer Jerusalém como capital de Israel e que vão transferir a sua embaixada de Telavive para Jerusalém, contrariando a posição da ONU e dos países europeus, árabes e muçulmanos, assim como a linha diplomática seguida por Washington ao longo de décadas. A decisão provocou uma onda de contestação na Palestina e foi condenada pela comunidade internacional.