Gabinete de imprensa, site, twitter: vão ser competências do novo Ministério.
Corpo do artigo
O papa Francisco decretou hoje a criação de um ministério único dedicado à Comunicação, dado o "contexto mediático atual caracterizado pelo presença e desenvolvimento dos media digitais", anunciou o Vaticano.
Este Secretariado para a Comunicação, que será presidido pelo diretor do Centro de Televisão do Vaticano (CTV), o padre Dario Viganò, começará a funcionar na segunda-feira, precisa o comunicado do Vaticano.
"O contexto mediático atual, caracterizado pela presença e o desenvolvimento dos media digitais, pela convergência e interatividade, requer uma redefinição do sistema de informação da Santa Sé e obriga a uma reorganização que (...) conduz a uma integração e gestão unitária", afirma o papa, citado no comunicado.
O novo ministério reagrupa o Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, o Gabinete de Imprensa, a Rádio Vaticano, o CTV, o jornal Osservatore Romano, o departamento de fotografia, a editora do Vaticano, a tipografia e o serviço de Internet.
Ficará igualmente encarregado do "site" institucional do Vaticano e da conta do papa na rede social de mensagens curtas Twitter.