Papa Francisco em Portugal: recorde as imagens da segunda visita aquando da festa da JMJ em Lisboa
Corpo do artigo
O Papa Francisco visitou Portugal em dois momentos, primeiro em 2017, no centenário das aparições marianas de Fátima, e depois em 2023, para celebrar a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, numa festa que colocou o país no centro da atenção dos católicos de todo o mundo.
A relação com Portugal é também evidente com a nomeação de dois cardeais, que exerciam funções no nosso país, António Marto (bispo de Leiria-Fátima no centenário das aparições) e Américo Aguiar (bispo auxiliar de Lisboa responsável pela Jornada Mundial da Juventude e agora titular da diocese de Setúbal).
Além destes dois cardeais, Francisco nomeou também Manuel Clemente, então patriarca de Lisboa, e José Tolentino de Mendonça, prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação (cargos que conferem, tradicionalmente, o barrete cardinalício).
Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta a chegar à liderança da Igreja Católica.
O Papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março. A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer.
