Os gregos fazem um «esforço sobre-humano» para sair da crise, garante o primeiro-ministro grego, Georges Papandréu, considerando «frustrantes» as críticas dirigidas à Grécia.
Corpo do artigo
«As permanentes críticas contra a Grécia são profundamente frustrantes», afirmou esta terça-feira, em Berlim, Papandreu perante industriais alemães.
O primeiro-minustro grego as críticas «frustrantes ao nível político, para nós que fazemos um esforço sobre-humano para atingir objectivos ambiciosos no meio de uma profunda recessão, e frustrantes para os gregos que fazem sacrifícios dolorosos e estão a sofrer mudanças difíceis».
«Eu não peço aplausos, peço simplesmente respeito pelos factos», adiantou, estimando que «se as pessoas só sentirem punição e ressentimento a crise será uma causa perdida».
«Posso-vos garantir que a Grécia vai cumprir todos os compromissos», prometeu o chefe de governo que acrescentou que «a Grécia vai reencontrar o caminho do crescimento e da prosperidade depois deste período doloroso».
Papandreu é o convidado de honra do congresso anual da federação dos industriais alemã BDI.
À noite, o primeiro-ministro grego deverá jantar com a chanceler alemã, Angela Merkel.
Papandreu, aplaudido prolongadamente pela assembleia, convidou os industriais alemães a investirem na Grécia.
«A Grécia tem um enorme potencial, não somos um país pobre, somos um país mal gerido», afirmou.
O interesse das empresas alemãs pela Grécia existe, assegurou por outro lado o presidente da BDI, Hans-Peter Keitel, mas «nenhum de nós irá para a Grécia enquanto os próprios investidores gregos deixam o país», advertiu.