
Aperto de mão entre Narendra Modi e Nawaz Sharif
Reuters/Adnan Abidi
Nawaz Sharif, o primeiro chefe do governo paquistanês a estar na posse de um governo indiano desde a independência dos dois países, disse querer reanimar as relações indo-paquistanesas.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro paquistanês marcou presença na posse do novo governo indiano, algo que acontece pela primeira vez desde a independência dos dois países há 60 anos.
Em Nova Deli, Nawaz Sharif reafirmou a vontade de reanimar as relações indo-paquistanesas, isto após três guerras entre Índia e Paquistão e a manutenção do diferendo na região de Caxemira.
Numa entrevista à cadeia de televisão NDTV, Sharif explicou que os «dois países deviam livrar a região da instabilidade que nos afeta há décadas».
O novo presidente indiano, Narendra Modi, líder do partido nacionalista hindu BJP, que ficou com maioria absoluta no parlamento, prometeu uma «Índia forte» com a promessa de criação de empregos e relançamento do crescimento.
«Sonhemos juntos numa Índia forte, desenvolvida e que tenha em conta a população no seu todo, que se comprometa ativamente com a comunidade internacional para reforçar a paz no mundo», lê-se numa nota de Modi, publicada após a sua investidura.