A Islândia fechou os restaurantes do McDonald's, mas um cliente resolveu guardar a última refeição. Já lá vai uma década.
Corpo do artigo
Parabéns a um hambúrguer. A ideia pode parecer estranha - e é - mas é real. O último hambúrguer comprado num McDonald's na Islândia, no dia 31 de outubro de 2009, acaba de fazer dez anos de vida.
O caso remonta há exatamente uma década, na altura em que o país fechou todos os restaurantes da marca de fast food americana e Hjörtur Smárason decidiu comprar o último hambúrguer e fazer com que se tornasse histórico.
Primeiro num saco de plástico, durante três anos, e agora na Snotra House, no sul da Islândia. Pelo meio, a refeição esteve ainda no Museu Nacional da Islândia, em 2012, mas acabou por ser retirada.
Depois de se ter apercebido que o hambúrguer e as batatas fritas se mantiveram inalteradas durante os primeiros três anos, num saco de plástico, Hjörtur Smárason acreditou estar perante algo com grande valor histórico e que devia estar acessível a todos os que quisessem vê-lo. Assim, apostou na conservação do hambúrguer e das batatas fritas até ao dia de hoje.
Além das pessoas que se deslocam à estalagem para ver o hambúrguer, o que tornou o local numa atração turística, as imagens da refeição do McDonald's são emitidas em live streaming para todo o mundo e são vistas por milhares de pessoas todos os dias.