O ministro das Finanças francês elogiou a "coragem" do Executivo de Alexis Tsipras, que "assume a sua responsabilidade como nunca antes o fez outro governo" grego.
Corpo do artigo
O plano de ajuda à Grécia é "um plano concebido para ser bem-sucedido", disse o ministro numa entrevista à rádio "France Inter", quando questionado a propósito da aprovação pelo parlamento grego de um terceiro resgate à nação. "Os 85 mil milhões de euros é a solidariedade que devemos à Grécia para permitir a toda a zona euro encontrar a estabilidade, a confiança", estimou Michel Sapin.
Sapin assegurou que Tsipras está a "tomar decisões que nenhum Governo tomou antes na Grécia", em particular em "matéria de poupança, de cobrança de impostos e de reformas profundas para permitir a recuperação económica".
O terceiro plano de ajuda aprovado esta manhã pelo parlamento helénico deverá permitir a Atenas honrar o reembolso de 3,4 mil milhões de euros ao Banco Central Europeu a 20 de agosto e começar a pagar aos fornecedores do Estado que estão sem receber há meses. "É necessário voltar a trabalhar sobre a dívida grega", afirmou Michel Sapin. "É preciso trabalhá-la para permitir à Grécia retomar a respiração, o oxigénio, a atividade", acrescentou.
Os ministros das Finanças da zona euro reúnem-se hoje à tarde em Bruxelas para se pronunciarem sobre o novo plano de ajuda à Grécia, em relação ao qual a Alemanha já disse "ter questões" que devem ser esclarecidas.