A Ucrânia nunca vai reconhecer a anexação russa da Crimeia, garantiu o parlamento de Kiev numa resolução hoje aprovada. O embaixador ucraniano junto das Nações Unidas anunciou, esta manhã, que tem indicações de que a Russia está a preparar uma intervenção militar no este e sul do país.
Corpo do artigo
«Em nome do povo ucraniano, a Rada declara que a Crimeia foi, é e será parte da Ucrânia. O povo ucraniano nunca e em qualquer circunstância cessará a luta para libertar a Crimeia dos ocupantes, por muito dura e prolongada que esta seja», pode ler-se na resolução.
A declaração, proposta pelo Presidente interino da Ucrânia, Olekandr Turchinov, foi aprovada com 274 votos dos 303 deputados que se encontravam no plenário do Parlamento (Rada).
Os deputados ucranianos pediram ainda a «todos os membros da comunidade internacional que se abstenham de reconhecer a chamada 'república da Crimeia' e a anexação da Crimeia».
O documento denuncia que a república autónoma da Crimeia foi «invadida pela Rússia, numa violação flagrante das normas do direito internacional e dos princípios geralmente aceites de convivência dos Estados».
Esta manhã, o embaixador ucraniano junto das Nações unidas anunciou que tem indicações de que a Russia está a preparar uma intervenção militar no este e sul do país.