O parlamento egípcio deu hoje o primeiro passo para a elaboração da nova Constituição do país, ao anunciar que no próximo dia 24 divulgará os nomes dos 100 membros da comissão constituinte.
Corpo do artigo
Um despacho da agência EFE refere que o anúncio foi feito no decorrer da sessão mista realizada entre as Câmaras Alta e Baixa do parlamento para criar uma comissão que se encarregará de consultar os deputados e senadores w os representantes de todos os estratos da sociedade egípcia para formar a Assembleia Constituinte.
A reunião decorreu no Centro Internacional de Conferências do Cairo, no bairro cairota de Ciudad Nasr, uma vez que a sede do parlamento não tem capacidade para acolher todos os deputados e senadores.
O encontro foi aberto pelo presidente da Câmara Baixa, o islâmico Mohamed Saad al Katatni, com uma intervenção na qual destacou que «o caminho que o Egito está agora a percorrer para eleger os membros da comissão constituinte é considerado o melhor método democrático para elaborar uma Constituição».
Al Katani sublinhou a necessidade de todos os estratos da população estejam representados na referida instância «sem ter em conta o seu peso eleitoral ou partido político».
«Não haverá exceções no nosso trabalho, nem favoritismos ou prejuízos para ninguém, porque compreendemos que a fonte de todo valor e força é a justiça e a igualdade entre os cidadãos», referiu.
Por outro lado, manifestou desejo que a futura Carta Magna expresse os objetivos da Revolução de 25 de janeiro, e que é necessário compreender que as constituições se escrevem sempre com o consenso social, sem ter em conta as maiorias de partidos políticos, numa referência à sua própria organização, o Partido Liberdade e Justiça (PLJ).
Depois da intervenção de Al Katatni, os dirigentes e representantes dos blocos políticos anunciaram as suas propostas para a formação da comissão.
A elaboração de uma nova Constituição é um dos passos fundamentais no processo de transição iniciado no Egito, que terminará com a eleição do novo presidente da República, nas eleições convocadas para os próximos dias 23 e 24 de maio.