O jornal oficial de Myanmar indicou que a Comissão Eleitoral da União autorizou a formação» da Liga Nacional para a Democracia, o partido da opositora Aung San Suu Kyi.
Corpo do artigo
O partido da opositora birmanesa Aung San Suu Kyi foi oficialmente reconhecido como legal pela comissão eleitoral do país, noticiou a edição desta terça-feira do jornal oficial de Myanmar.
«A Comissão Eleitoral da União autorizou a formação» da Liga Nacional para a Democracia (LND) «assim que o processo de registo como partido político» feito a 25 de Novembro esteja «de acordo com a lei», pode ler-se no jornal New Light of Myanmar, de língua inglesa.
Este partido, que boicotou as eleições de Novembro de 2010, pode apresentar candidatos às legislativas parciais, que deverão acontecer dentro de alguns meses, mas cuja data ainda não é conhecida.
A LND tinha sido dissolvida em Maio de 2010, tendo este partido respondido com o boicote ao acto eleitoral realizado em Novembro, escrutínio que foi considerado pelo Ocidente como uma «farsa».
O partido de Aung San Suu Kyi disse ainda não ter recebido o acordo formal da comissão, contudo, alguns dos seus 21 membros fundadores vão deslocar-se a Nawpiddaw, capital do país, para fazerem as demarches finais em relação a este processo, indicou o porta-voz da LND à AFP.