Este eurodeputado sublinhou que a «Europa tem de se defender de todas as espionagens ilegítimas» e que, por isso, o Parlamento Europeu deve criar esta comissão.
Corpo do artigo
O eurodeputado Carlos Coelho considera que seria importante que o Parlamento Europeu crie uma comissão de inquérito para que se investigue mais um caso de espionagem vindo dos EUA.
Referindo-se à alegada espionagem feita pela NSA a representações europeias, este eurodeputado do PSD considera que tal atitude se «justificava», mesmo sabendo que o «Parlamento Europeu está a terminar o seu mandato».
«A Europa tem de se defender de todas as espionagens ilegítimas, mesmo aquelas que são feitas por nossos aliados», acrescentou este deputado, que presidiu à comissão que investigou os voos da CIA.
Carlos Coelho, que também presidiu à comissão que se debruçou sobre o caso Echelon, uma rede internacional de interceção de comunicações, entende ainda que estas notícias não ajudam a «reforçar a confiança entre a Europa e os EUA».
«Pouco surpreendido» com estas notícias, este eurodeputado disse ainda que tudo isto deixa uma «situação desconfortável de, além de nos termos de defender dos nossos adversários e inimigos, aparentemente também temos de nos proteger dos nossos aliados».