As quatro principais famílias políticas do Parlamento Europeu (PE) avisaram hoje os líderes dos 27 que rejeitam o orçamento comunitário hoje acordado em Bruxelas, depois de mais de 24 horas de negociações.
Corpo do artigo
Num comunicado conjunto, os partidos Popular Europeu (PPE), Socialista (S&D), Liberal (ALDE) e Verdes, sublinham que o PE «não pode aceitar o acordo hoje alcançado pelo Conselho Europeu tal como ele está».
«As verdadeiras negociações irão começar agora com o PE. Manteremos as nossas prioridades, de que demos conta variadíssimas vezes», escrevem.
Lamentando que o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy não tenha «dialogado mais», as famílias políticas europeias consideram que o envelope financeiro para os próximos sete anos «não vai fortalecer, mas sim enfraquecer, a competitividade da economia europeia».
Os valores ainda não são conhecidos em detalhe, mas esta é a primeira vez que o Conselho Europeu propõe um orçamento mais baixo do que o anterior.
Os líderes dos 27 chegaram hoje a acordo sobre o Quadro Financeiro Plurianual 2014-2020, após mais de 24 horas de duras negociações.