Depois do U-Bahn (o metro) e do S-Bahn (o comboio), uma equipa de Berlim decidiu criar o Radbahn. É a primeira ciclovia do mundo inteligente e sustentável.
Corpo do artigo
São nove quilómetros de uma ciclovia totalmente tapada, protegida da chuva e do trânsito. Vai incluir espaços verdes, zonas de descanso, cafés e até um serviço de assistência técnica ou aluguer de bicicletas. O percurso deverá ser construído por baixo de um dos viadutos mais conhecidos da capital alemã, da linha de metro número um, a primeira a ser construída.
[youtube:pgvFEkjXpGE]
O coordenador do projeto, que já trabalhou em Portugal nove anos com o arquiteto Siza Vieira, revela que o principal objetivo do Radbahn é possibilitar aos ciclistas um trajeto seguro, que evite acidentes.
Matthias Heskamp, que trabalha com uma equipa multidisciplinar, admite que o projeto tem captado a atenção de vários políticos que já discutem a possibilidade de avançar na construção.
O arquiteto alemão confessa-se surpreendido pela divulgação do Radbahn, mesmo sem terem sido contactados os meios de comunicação social.
[youtube:GW8HIilz3A8]