O líder do Governo espanhol não tem dúvidas de que a presidência portuguesa se ocupará de assegurar uma recuperação económica justa para a União Europeia.
Corpo do artigo
O primeiro-ministro espanhol assegura que dará todo o apoio a Portugal no arranque da presidência portuguesa da União Europeia.
Numa publicação na rede social Twitter, Pedro Sánchez destaca o desejo de trabalhar com a presidência portuguesa para um futuro de responsabilidade partilhada.
O presidente do Governo espanhol sublinha que a liderança portuguesa está determinada a trabalhar para uma recuperação justa, ecológica e digital da União Europeia.
Comienza la presidencia portuguesa del @EUCouncil con la determinación de actuar por la recuperación justa, ecológica y digital de la UE. Todo nuestro apoyo y el deseo de trabajar junto a @2021PortugalEU por un futuro de prosperidad compartida. #EU2021PTpic.twitter.com/SNjyW8XwDD
- Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) January 1, 2021
Portugal assume esta sexta-feira a presidência da União Europeia com o desafio e a responsabilidade de abrir um novo ciclo de recuperação da crise provocada pela pandemia, fechados que estão o orçamento, o Brexit e o lançamento da vacinação.
Portugal quer chegar ao final da sua presidência, em junho, com todos os regulamentos do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) aprovados e com os programas lançados, para ter o orçamento "no terreno".
A presidência portuguesa quer também "chegar ao fim" com "todos os planos nacionais aprovados", indispensáveis para que os 27 tenham acesso às verbas do Fundo de Recuperação e Resiliência, 750 mil milhões de euros para relançar a economia europeia.