Pelo menos 123 pessoas morreram nos últimos dez dias na Rússia devido à vaga de frio, segundo um balanço hoje divulgado, depois das temperaturas terem descido até aos 30 graus centígrados negativos na região de Moscovo.
Corpo do artigo
«Desde o início da vaga de frio, 123 pessoas morreram de hipotermia e de consequências de terem enregelado», declarou uma fonte médica citada pela agência Interfax.
Um total de 833 pessoas foram hospitalizadas, dos quais 345 nas últimas 24 horas, incluindo 14 crianças, segundo a mesma fonte.
Um balanço de segunda-feira apontava para 90 mortos.
Hoje de manhã os termómetros desceram até aos 17 graus negativos em Moscovo, mas os serviços meteorológicos anunciaram a chegada de uma frente quente vinda do oeste e uma rápida subida das temperaturas, que deverão atingir zero graus centígrados na quarta-feira, com queda de neve e de granizo.
O centro meteorológico russo indicava no site na Internet que a partir de agora o grande frio continua a leste de Moscovo.
Na segunda-feira, as temperaturas atingiram 34 graus centígrados negativos nos Urais, 42 graus negativos em Tomsk, na Sibéria, e 59 graus negativos no extremo nordeste da Sibéria, segundo o centro meteorológico russo.