Pelo menos 17 pessoas morreram numa explosão ocorrida hoje num mercado da cidade de Maiduguri, no norte da Nigéria, disse o chefe da polícia do Estado de Borno à agência France Presse.
Corpo do artigo
[youtube:xCetNlZTRdU]
«Segundo as primeiras informações, temos 17 mortos e pelo menos cinco feridos após a explosão perto da estação de correios» da cidade, declarou Lawan Tanko, admitindo que o balanço pode aumentar.
As informações iniciais indicam que a explosão terá sido causada por um carro armadilhado ou por um bombista suicida, mas não houve ainda confirmação por parte das autoridades.
«A bomba foi detonada no meio de uma multidão de comerciantes, enquanto passava um camião que transportava lenha», disse Tanko.
A explosão ocorreu cerca das 13:30 (12:30 em Lisboa), numa zona da cidade atingida anteriormente por militantes do grupo radical islâmico Boko Haram, e causou o pânico em Maiduguri.
Um polícia que não quis ser identificado disse que o impacto da explosão foi sentido a três quilómetros de distância.
Maiduguri é considerado o «lar espiritual» do Boko Haram, considerado um grupo terrorista pelos Estados Unidos e que pretende criar um Estado islâmico no norte de Nigéria, com uma maioria de muçulmanos.