As autoridades indicam que "os trabalhos de busca e salvamento estão em andamento".
Corpo do artigo
Pelo menos 23 soldados foram dados como desaparecidos após as fortes inundações que atingiram um vale nos Himalaias, no nordeste da Índia, afirmou esta quarta-feira o Exército indiano.
"Devido às chuvas repentinas no lago Lhonak, no norte do estado de Sikkim, o rio Tista transbordou repentinamente (...), 23 soldados estão desaparecidos" e veículos ficaram submersos nas águas, indicou o Exército indiano num comunicado.
"Os trabalhos de busca e salvamento estão em andamento", refere-se na nota.
Esta remota região montanhosa dos Montes Himalaias fica próxima da fronteira da Índia com o Nepal e com a China. O lago Lhonak está localizado na parte inferior de uma geleira perto do Kangchenjunga, o terceiro pico mais alto do mundo.
Devido à libertação de água de uma barragem próxima, o nível do rio Tista estava 4,5 metros acima do normal, afirmou o Exército Indiano.
Um vídeo divulgado por um porta-voz do Exército mostra um violento caudal de água castanha a dirigir-se para um vale arborizado, passando por estradas e arrastando linhas de energia pelo caminho.
Noutras imagens partilhadas pelo Exército vemos edifícios submersos até ao primeiro andar numa cidade, ficando de fora das águas apenas a ponta de uma pequena grua de construção.
Segundo o ministro-chefe do estado de Sikkim, Prem Singh Tamang, os serviços de emergência mobilizados foram enviados aos locais atingidos pelas inundações.
"Peço humildemente a todos os nossos concidadãos que permaneçam vigilantes e abstenham-se de qualquer viagem desnecessária durante este período crítico", declarou Prem Singh Tamang na rede social X (antigo Twitter).
No estado vizinho de Bengala Ocidental, as pessoas foram retiradas dos distritos de Kalimpong, Darjeeling e Jalpaiguri para locais mais seguros.
Inundações e deslizamentos de terra são relativamente frequentes na Índia e causam muitos danos, especialmente durante as monções, entre junho e setembro. Mas em outubro, as monções geralmente não atingem o território indiano com tanta força.
Especialistas dizem que as mudanças climáticas aumentaram a intensidade das tempestades tropicais, incluindo chuvas mais fortes, levando a inundações repentinas.
O descongelamento dos glaciares nos Himalaias também está a aumentar o volume dos rios, enquanto a construção não regulamentada em zonas propensas a inundações também pode agravar os danos e expor as populações locais a catástrofes.
Entre 2011 e 2020, os glaciares do Himalaias derreteram 65% mais rapidamente do que na década anterior, de acordo com um relatório publicado em junho pelo Centro Internacional para o Desenvolvimento Integrado de Montanhas (ICIMOD).
Com base nos atuais dados de emissões de dióxido de carbono, os glaciares poderão perder até 80% do seu volume até ao final do século, estimou a organização intergovernamental sediada no Nepal.