Pelo menos dez mortos em atropelamento em Nova Orleães. FBI investiga "ato de terrorismo"
Mais de 20 pessoas ficaram feridas, incluindo dois polícias. O condutor e suspeito do ataque, que segundo as autoridades queria "causar uma carnificina", morreu após um tiroteio com os agentes
Corpo do artigo
Pelo menos dez pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas após um veículo ter atropelado uma multidão durante os festejos de passagem de ano, na Bourbon Street, em Nova Orleães, no estado norte-americano do Louisiana. O suspeito do ataque morreu após um tiroteio com a polícia, segundo a informação de autoridades policiais à Associated Press.
Fonte do FBI que está a liderar esta investigação garantiu à Skynews que o suspeito do crime já foi identificado: trata-se de um homem de 42 anos, norte-americano. Na carrinha em que cometeu o crime, segundo a BBC, transportava uma bandeira do autoproclamado Estado Islâmico.
Passava já das 03h00 quando uma carrinha a alta velocidade atropelou uma multidão que celebrava o Ano Novo numa zona de bares de Nova Orleães. Testemunhas relatam o pânico, com corpos pelo ar e as pessoas em fuga. Alguns procuraram abrigo nos bares e restaurantes, enquanto o condutor saiu da carrinha e começou a disparar. Pelo menos dois polícias foram atingidos.
Em conferência de imprensa, a presidente da câmara de Nova Orleães, La Toya Cantrell, garantiu que se tratou de um "ataque terrorista", apelando aos moradores que se afastem da zona do ataque. Apesar das certezas da mayor, o FBI descartou, numa primeira fase, a hipótese de ataque terrorista. No entanto, a agência de investigação informou, posteriormente, que o caso está a ser investigado como um "ato de terrorismo".
A comissária da polícia Anne Kirkpatrick disse à imprensa que o ataque foi intencional e que o suspeito estava "fortemente determinado a causar uma carnificina".
Já a responsável pelo departamento do FBI na cidade, Alethea Duncan, afirmou que as autoridades estão também a investigar a descoberta de pelo menos um suposto dispositivo explosivo no local.
Os feridos foram transportados para cinco hospitais locais.
O incidente ocorreu no final das celebrações do Ano Novo em Nova Orleães e horas antes do pontapé de saída do AllState Bowl, um jogo de futebol americano universitário realizado no Caesars Superdome, na cidade, com a presença esperada de milhares de pessoas.
Notícia atualizada às 16h05
