Pelo menos nove mortos após atropelamento em festival em Vancouver. Suspeito detido, polícia descarta terrorismo
O atropelamento aconteceu durante um festival de rua
Corpo do artigo
Pelo menos nove pessoas morreram, este sábado, após um atropelamento em massa durante um festival de rua filipino em Vancouver, no Canadá. A polícia descartou a hipótese de terrorismo e o suspeito foi detido no local.
"Até à data, podemos confirmar que nove pessoas morreram depois de um homem se ter atirado contra uma multidão, ontem à noite, no festival Lapu-Lapu. Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas por este trágico incidente", anunciou a polícia canadiana na rede social X, excluindo a hipótese de terrorismo.
"Neste momento, estamos confiantes de que este incidente não foi um ato de terrorismo", escreveram as autoridades.
Segundo as autoridades, o suspeito, de 30 anos, terá problemas de saúde mental. O homem é já conhecido das autoridades por "determinadas circunstâncias" que não foram especificadas.
O jornal Vancouver Sun, citado pela agência de notícias espanhola Efe, refere que o suspeito tem problemas de saúde mental e que, quando estava a ser interrogado, pediu "desculpa" às pessoas que assistiam à cena, tendo-lhes pedido para não filmarem a sua cara com os telemóveis.
O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, lamentou as mortes e classificou o atropelamento como “horrível”. "Apresento as minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadiana e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto convosco", escreveu na rede social X.
O atropelamento ocorreu quando membros da comunidade filipina se reuniram para celebrar o dia de Lapu-Lapu, disse o presidente da Câmara de Vancouver, Ken Sim, também na rede social X.
O festival presta homenagem a um líder da luta anticolonialista do século XVI nas Filipinas.
"Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil", escreveu Ken Sim.
De acordo com a polícia, o episódio ocorreu pouco depois das 20h00 de sábado (04h00 deste domingo em Lisboa) na zona de Sunset on Fraser.
Notícia atualizada às 11h13
