Pelo menos nove mortos após atropelamento em festival em Vancouver. Suspeito detido, polícia descarta terrorismo

Don MacKinnon / AFP
O atropelamento aconteceu durante um festival de rua
Pelo menos nove pessoas morreram, este sábado, após um atropelamento em massa durante um festival de rua filipino em Vancouver, no Canadá. A polícia descartou a hipótese de terrorismo e o suspeito foi detido no local.
"Até à data, podemos confirmar que nove pessoas morreram depois de um homem se ter atirado contra uma multidão, ontem à noite, no festival Lapu-Lapu. Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas por este trágico incidente", anunciou a polícia canadiana na rede social X, excluindo a hipótese de terrorismo.
"Neste momento, estamos confiantes de que este incidente não foi um ato de terrorismo", escreveram as autoridades.
Segundo as autoridades, o suspeito, de 30 anos, terá problemas de saúde mental. O homem é já conhecido das autoridades por "determinadas circunstâncias" que não foram especificadas.
O jornal Vancouver Sun, citado pela agência de notícias espanhola Efe, refere que o suspeito tem problemas de saúde mental e que, quando estava a ser interrogado, pediu "desculpa" às pessoas que assistiam à cena, tendo-lhes pedido para não filmarem a sua cara com os telemóveis.
O primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, lamentou as mortes e classificou o atropelamento como “horrível”. "Apresento as minhas mais profundas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipino-canadiana e a todos em Vancouver. Estamos todos de luto convosco", escreveu na rede social X.
O atropelamento ocorreu quando membros da comunidade filipina se reuniram para celebrar o dia de Lapu-Lapu, disse o presidente da Câmara de Vancouver, Ken Sim, também na rede social X.
O festival presta homenagem a um líder da luta anticolonialista do século XVI nas Filipinas.
"Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil", escreveu Ken Sim.
De acordo com a polícia, o episódio ocorreu pouco depois das 20h00 de sábado (04h00 deste domingo em Lisboa) na zona de Sunset on Fraser.
Notícia atualizada às 11h13
