O secretário norte-americano de defesa, Robert Gates admitiu, esta quinta-feira, que o conflito no Cáucaso, entre a Rússia e a Geórgia pode afectar negativamente as relações entre os Estados-Unidos e a Rússia nos próximos anos.
Corpo do artigo
Os Estados-Unidos continuam preocupados com o impacto que a crise no Cáucaso, a guerra entre a russos e georgianos, pode ter nas relações futuras entre Washington e Moscovo.
O secretário norte-americano de defesa, Robert Gates deu, na tarde de quinta-feira, uma conferência de imprensa, onde falou sobre o assunto, dizendo que, se a Rússia não abandonar a postura agressiva e as acções que tem em curso na Geórgia, as relações entre os dois países podem ficar afectadas seriamente nos próximos anos.
O secretário norte-americano da Defesa, que foi também antigo especialista da União Soviética na CIA diz afirmou que não pretende, nem deseja uma nova guerra-fria entre as duas potências nucleares.
No entanto, esclareceu que os Estados-Unidos não se vão envolver militarmente na Geórgia.
Mas os sinais para Moscovo são claros, já que foi também anunciado o cancelamento de manobras militares conjuntas entre os Estados-Unidos e a Rússia, que estavam previstas para o final deste mês.