O líder da guerrilha maoista peruana Sendero Luminoso (Caminho Luminoso, em português), de alcunha Artemio, foi capturado este domingo, revelou o presidente daquele país, Ollanta Humala.
Corpo do artigo
O presidente do Peru, Ollanta Humala, depois de anunciar que o líder do Sendero Luminoso tinha sido capturado sem vida, veio depois corrigir a informação. Artemio foi preso e «está ferido com gravidade», depois de ter sido baleado.
Em declarações à rádio programas do Peru, o presidente Humala reclamou vitória numa luta de muitos anos contra o grupo esquerdista.
Ollanta Humala garantiu que o governo peruano vai lutar contra os terroristas e pretende pacificar o país o «mais rapidamente posível».
Desde o final da semana passada que, as forças de segurança do Peru tinham iniciado uma operação intensa de procura de Artemio, parte de uma maior ofensiva contra o Sendero Luminoso, que tem voltado a dar sinais de atividade, após vários anos de silêncio.
As organizações internacionais estimam que o Sendero Luminoso seja responsável pela morte de 30 mil pessoas no últimos anos.