
Carta de Jeon Wook-pyo
Direitos Reservados
Quarenta anos depois de ter sido detido por autoridades norte-coreanas, Jeon Wook-pyo está de volta ao sul depois de ter conseguido fugir para a China.
Corpo do artigo
Um pescador sul-coreano conseguiu escapar da Coreia do Norte, depois de 40 anos de detenção sob o regime de Pyongyang, indicou fonte oficial da Coreia do Sul.
Jeon Wook-pyo foi detido pela marinha da Coreia do Norte, a par de 24 pescadores, pouco depois do natal de 1972, quando tinha 27 anos numa altura em que pescava no Mar Amarelo.
Os pescadores foram raptados por uma embarcação norte-coreana e só há oito anos uma fotografia antiga permitiu saber que Jeon Wook-pyo estava com outros pescadores num campo de concentração no norte da península.
Este fugitivo, que agora tem 68 anos, conseguiu ir para a China de onde enviou uma carta para a presidente sul-coreana a pedir ajuda para se reunir com a sua família.
Antes de se reunir com a sua família, Jeon Wook-pyo já se juntou à sua família, mas antes foi interrogado pelas autoridades sul-coreanas, que receiam tentativas de infiltração de espiões por parte do norte.