Pessoas infetadas podem transmitir Covid-19 mesmo quando já se sentem recuperadas
Diretor-geral da OMS sugere que se mantenham medidas de precaução "pelo menos durante mais duas semanas após o desaparecimento dos sintomas".
Corpo do artigo
Já se sabia que podemos transmitir o novo coronavírus, mesmo antes de aparecerem os primeiros sintomas. A Organização Mundial de Saúde afirma agora que quem adoeceu e já deixou de ter sintomas da Covid-19 ainda pode contagiar outros - pelo menos durante duas semanas.
11934326
A informação foi avançada esta tarde pelo diretor geral da OMS, em conferência de imprensa: "As pessoas que apanharam o vírus ainda podem infetar outras, mesmo quando já não se sentem doentes. Por isso as medidas de precaução devem manter-se pelo menos durante mais duas semanas após o desaparecimento dos sintomas."
Tedros Adhanom Ghebreyesus falava sobre as medidas de autodefesa por parte de quem cuida destas pessoas, "de preferência, os cuidadores devem ser pessoas saudáveis, sem doenças crónicas".
Em qualquer caso, o responsável da OMS insiste que os cuidados devem ser prestados mantendo a "distância de segurança", os doentes devem manter-se em isolamento num quarto, tanto quanto possível com casa de banho própria.
Esta segunda-feira, Portugal registou a primeira morte por Covid-19, anunciou a ministra da Saúde, Marta Temido.
Trata-se de um homem de 80 anos, com "várias patologias associadas" que estava internado há vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, disse a ministra, que transmitiu as condolências à família e amigos.
Há 331 pessoas infetadas até segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).