
As imagens mostravam uma coluna de fumo espesso a sair da torre onde decorriam os trabalhos de restauro
AFP
As autoridades garantem que quem estava no interior da catedral foi retirado e não há registo de vítimas
Corpo do artigo
O pináculo da catedral gótica de Rouen, localizada na região francesa da Normandia, esteve em chamas esta quinta-feira. O edifício está a passar por obras de restauro. O alerta foi dado às 12h00 locais (menos uma hora em Lisboa) e, segundo o Le Monde, os bombeiros da cidade mobilizaram "33 viaturas e 63 operacionais".
Menos de duas horas mais tarde os bombeiros já tinham o fogo controlado, por volta das 14h00 locais (menos uma hora em Lisboa). Não há, contudo, "garantias de que esteja extinto".
Imagens divulgadas pela BFMTV mostravam uma coluna de fumo espesso a sair da torre onde decorriam os trabalhos de restauro.
As autoridades garantem que quem estava no interior da catedral foi retirado e não há registo de vítimas.
Poucos minutos após o incêndio ter deflagrado, o presidente da Câmara de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, escreveu na rede social X: “A origem [do incêndio] é desconhecida, até ao momento. Todos os recursos públicos estão a ser mobilizados.”
O pináculo tem 151 metros de comprimento e data do século XIX, quando foi reconstruída em ferro fundido após a original, de madeira, ter sido destruída num incêndio provocado por um raio.
Notícia atualizada às 13h34
