PM da Malásia joga golfe com Obama enquanto o país enfrenta as piores inundações em décadas
O primeiro-ministro da Malásia, Najib Razak, está a ser criticado após terem sido divulgadas fotos em que aparece a jogar golfe com Barack Obama durante as inundações que duram há mais de uma semana e causaram mais de 100.000 deslocados.
Corpo do artigo
De acordo com o último balanço, as chuvas intensas registadas desde 16 de dezembro levaram à retirada de 100.000 pessoas, a maioria no nordeste, informou a agência de notícias estatal Bernama. Pelo menos cinco pessoas morreram na sequência das inundações.
O primeiro-ministro malaio convocou equipas de resgate para prestarem assistência às vítimas, incluindo na entrega de água e comida. Mas o próprio Najib Razak ficou 'sob fogo' quando foram divulgadas fotos em que aparece a jogar golfe com o Presidente dos Estados Unidos no Havai, com a população a questionar a razão pela qual ele não estava na Malásia para lidar com a crise.
As vozes críticas chegaram também à ação do governo, acusado de não ter dado uma resposta rápida o suficiente à crise e por não ter declarado o estado de emergência nas regiões mais atingidas.
[youtube:_kNSfYmgjKc]
Os estados de Kelantan, Terengganu e Pahang, na costa nordeste na zona peninsular, são as zonas mais afetadas e onde a maioria das pessoas tiveram de abandonar as suas casas. A imprensa local tem publicado fotografias de pessoas afetadas pelas inundações, com o nível da água a atingir os dois metros de altura.
O mau tempo continua a ser uma preocupação para as autoridades, com os meteorologistas a preverem chuvas intensas para hoje para as zonas no sul do país ainda não afetadas por inundações.
[youtube:bIggqbqVV_s]
«O primeiro-ministro precisa de fazer uma pausa», disse o vice-primeiro-ministro, Muhyiddin Yassin, citado pelo New Straits Times.
«Ele tem trabalhado muito e é justo dizer que ele também é um ser humano. Não se preocupem que eu estou no comando", afirmou.