É a essa pergunta a que tenta responder um projeto-piloto nos Países Baixos. O aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, quer reduzir o numero de incidentes entre as aves e os aviões.
Corpo do artigo
Depois das cabras na prevenção de incêndios em Portugal, há agora os porcos na prevenção de acidentes aéreos nos Países Baixos.
O ano passado o aeroporto de Amesterdão registou 150 incidentes entre aves e aviões. Estas colisões podem ser perigosas e causar acidentes se, por exemplo, as aves forem de maiores dimensões ou se entrarem nos motores.
Para evitarem este problema, os responsáveis do aeroporto de Schiphol alugaram varas de porcos que foram colocados entre duas pistas. Nesse terreno foram recentemente apanhadas beterrabas. A tarefa dos porcos será comer os restos da colheita que atraem bastante os gansos e outras aves.
TSF\audio\2021\11\noticias\25\margarida_serra_aeroporto_de_shipol_16h
Se lhes conseguirem tirar esta fonte de alimento os responsáveis pelo projeto acreditam que as aves poderão ir para outras paragens afastando-se do aeroporto.
Os administradores do aeroporto já usaram raios laser, barulhos incómodos, erva artificial mas não conseguiram grandes resultados. Agora querem perceber se os porcos poderão afastar as aves.
Os resultados deste projeto vão ser conhecidos nos próximos meses.