A candidata do Podemos na Andaluzia, Teresa Rodríguez, disse hoje que os resultados das eleições na Andaluzia significam que a região «já não é monopólio» do PSOE e do PP e sublinhou que o bipartidarismo «caiu».
Corpo do artigo
«O mapa político na Andaluzia e em Espanha já mudou. Isto não é um "foto-finish", é apenas um fotograma do filme da mudança, no qual decidimos fazer as coisas de outra maneira, com outras políticas», disse Teresa Rodríguez num primeiro comentário aos resultados das eleições na Andaluzia.
O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) da Andaluzia ganhou as eleições autonómicas naquela região, com 47 deputados, sem maioria absoluta, enquanto os partidos emergentes Podemos (15 deputados) e Ciudadanos (9) entraram no parlamento andaluz com forte representação no parlamento andaluz.
«Na Andaluzia, o Podemos foi de 0 a 15. Somos protagonistas da mudança, da criação de novas iniciativas (...). Hoje demos um grande passo e muito em breve vamos dar outros, 15 passos - um por cada deputado - para empurrar o parlamento, para que adote posturas favoráveis ao povo», acrescentou a candidata do Podemos, enquanto os seus apoiantes gritavam em coro "Sí se puede!" (Sim, pode-se!).
O Podemos conseguiu mais de 589.000 votos nas primeiras eleições a órgãos de soberania em Espanha a que se apresenta, o que representa o triplo do que conseguiu nas eleições europeias.