Pablo Iglesias, do Podemos, acusa o governo espanhol de "incapacidade para oferecer soluções". A Esquerda Republicana da Catalunha fala em "golpe de Estado".
Corpo do artigo
O secretário-geral do Podemos, através do Twitter, considerou que o "bloco monárquico" revelou a sua incapacidade para oferecer soluções e afastam ainda mais a Catalunha de Espanha".
O líder do Podemos referia-se quer ao Governo central, liderado por Mariano Rajoy (Partido Popular), quer aos partidos que apoiaram a aplicação do artigo 155.º, hoje decidida, Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE, líder da oposição) e Cidadãos (terceira força política).
O Governo espanhol propôs, este sábado, destituir o presidente da Catalunha e todos os membros do seu executivo, limitar as competências do parlamento regional e marcar eleições num prazo de seis meses.
A secretária-geral da Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), um dos partidos que apoia o governo catalão, classificou de "golpe de Estado" a decisão de Madrid de assumir a gestão corrente do executivo regional.
Através do Twitter, Marta Rovira lembrou que "Temos um mandato democrático e legal que suporta tudo o que temos feito desde 27 de setembro de 2015. O Governo espanhol faz um golpe de Estado contra uma maioria legal e democrática".