As forças policiais da Irlanda do Norte foram avisadas para aumentar a vigilância nas vésperas do Saint Patrick's Day, depois de terem sido alvo de um atentado bombista que quase vitimou uma família filipina que passava no local.
Corpo do artigo
A bomba foi colocada no Cemitério Municipal, no lado ocidental de Belfast, perto de Falls Road, bastião da comunidade republicana irlandesa, e detonada à passagem de um veículo de patrulha da polícia na sexta-feira à noite, com um controlo remoto.
Embora se destinasse a atingir os quatro agentes policiais que seguiam no veículo, a explosão danificou a viatura de uma família filipina.
O adulto e as três crianças de 16, 13 e 11 anos que nele se encontravam ficaram bastante abalados e receberam tratamento face ao estado de choque em que se encontravam.
Uma porta-voz da polícia declarou hoje: «Esta não foi a única tentativa deliberada de matar agentes policiais, mas foi um ataque à comunidade de Belfast ocidental e só devido à sorte é que ninguém, polícias ou civis, foi gravemente ferido ou morto».
Pensou-se inicialmente que o engenho explosivo tinha sido atirado ao veículo da polícia, mas investigações mais aprofundadas mostraram que tinha sido detonado por meio de um controlo remoto, arrancando cimento do muro do cemitério.
O ataque ocorreu apenas algumas horas após uma bomba ter sido encontrada nas proximidades, depois de ter caído de um veículo e de não ter explodido.