A Polícia de Angola negou hoje que tenha feito detenções durante a manifestação de ativistas, ontem, em Luanda. As autoridades dizem que apenas "recolheram" alguns jovens por estes "tentarem alterar a ordem pública" na cidade.
Corpo do artigo
A porta-voz do Comando Provincial de Luanda daquela força, intendente Engrácia Costa, diz que a presença da polícia no Largo da independência, á hora da manifestação de ativistas, visava apenas garantir a segurança de outro evento que decorria no local.
Em declarações à agência Lusa, a responsável disse que jovens ativistas que se manifestavam "foram recolhidos. Depois de identificados numa unidade nossa, foram mandados embora. Não, não foram detidos, foram recolhidos só para prevenir alguma alteração da ordem que eles tentavam fazer". A responsável não adiantou quantos jovens foram "recolhidos".
A polícia angolana carregou ontem sobre algumas dezenas de manifestantes que exigiam em Luanda a libertação de 15 ativistas detidos desde junho, mas que não estaria autorizada pelo governo provincial , tendo-se registado alguns feridos na sequência dessa intervenção.