"A polícia deteve 29 pessoas que perturbavam a ordem social e entregou-as à justiça", lê-se num comunicado.
Corpo do artigo
A polícia iraniana deteve 29 mulheres que protestavam em Teerão (capital do Irão), de cabeça destapada, contra a imposição de usar em público o véu islâmico, em vigor desde a revolução de 1979, anunciou esta sexta-feira a imprensa local.
"A polícia deteve 29 pessoas que perturbavam a ordem social e entregou-as à justiça", revelou em comunicado a polícia da capital do Irão, sem acrescentar mais pormenores.
958735757694373888
Nos últimos dias têm sido publicadas nas redes sociais fotografias de mulheres de cabeça destapada, em Teerão e noutras cidades. As mulheres retiram o véu ("chador" ou "hiyab") que cobre o seu cabelo e colocam-no num pau, agitando-o como uma bandeira, em sinal de desafio.
A lei em vigor desde a revolução islâmica de 1979 impõe às mulheres o uso do véu e de vestidos que escondam as formas do corpo.
958697643735244802
O zelo da polícia iraniana em fazer cumprir esta lei tem vindo a diminuir à medida que aumentam os protestos contra o uso dos véus islâmicos. Em dezembro, uma jovem iraniana foi detida por de se ter despido na rua como forma de protesto contra a imposição do véu, tendo sido libertada dias depois.
O procurador-geral da República do Irão, Mohammad Jafar Montazeri, tem tentado repetidamente desvalorizar os protestos, classificando-os como "infantis". Montazeri argumenta que os protestos são um fenómeno relacionado com as redes sociais e garante que no país há mais de 80 milhões de mulheres que não têm qualquer problema em usar o véu islâmico.
958008208722972673
958771769715888128