
Reuters
A polícia antimotim e os milhares de manifestantes concentrados na Praça da Independência enfrentaram-se esta madrugada depois da polícia ter rompido as barricadas instaladas em várias extremidades do local da capital ucraniana, escreve a agência Efe.
Corpo do artigo
Os manifestantes, segundo a agência Liga.net, conseguiram repelir a polícia num dos acessos da praça em Kiev que há três semanas é a base da contestação popular, nascida da recusa do Presidente, Viktor Ianoukovich, em assinar, no final de novembro, um acordo de associação com a União Europeia.
[Youtube:-VsaFLG0K6o]
Segundo o Ministério do Interior, citado pela Efe, pelo menos dez soldados ficaram feridos nos confrontos com os manifestantes, que ainda permaneciam esta madrugada na praça.
[Youtube:oBVx1KTgZsU]
No final da noite de terça-feira, milhares de polícias cercaram a praça e entraram no recinto, usando os seus vastos meios para afastar os manifestantes, informou a agência noticiosa francesa AFP, acrescentando não haver sinais de violência na operação.
Posteriormente, cerca de 10.000 pessoas concentraram-se na praça, desafiando a ordem para dispersar e respondendo ao apelo da oposição, que instou à mobilização de "milhões" de manifestantes.