A polícia espanhola anunciou ter detido, na segunda-feira, Brian Charrington, acusado de dirigir uma rede internacional de tráfico de cocaína proveniente da Venezuela.
Corpo do artigo
Em comunicado, a polícia adiantou que foram detidas 13 pessoas na Espanha e na Venezuela, entre as quais Brian Charrington, «um dos 10 criminosos mais procurados pelas polícias europeias e chefe de uma organização internacional de tráfico de droga».
A polícia apreendeu 220 quilos de cocaína dissimulados num apartamento em Albir, perto da estância balnear de Benidorm, no litoral mediterrânico, bem como bens e contas bancárias de um valor de cinco milhões de euros, ainda segundo o texto.
A imprensa britânica tem referido Brian Charrington como um dos principais traficantes de droga ativos desde os anos 80.
Esta operação policial levou três anos a ser montada. O britânico já tinha sido detido há 16 anos quando liderava o abastecimento de droga a Espanha, ao Reino Unido, a França e Itália, através de Marrocos, para onde se deslocava num helicóptero privado.
Brian Charrington é também conhecido por recorrer aos serviços mercenários de antigos soldados do corpo de elite do exército britânico.
A polícia espanhola indicou que vai dar mais pormenores da operação e das detenções durante uma conferência de imprensa a realizar na terça-feira.