As buscas decorrem há várias horas para tentar localizar o animal, um crocodilo do Nilo com 1,5 metros.
Corpo do artigo
Vários agentes da Polícia local de Simancas, Valladolid, e do Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Civil estão à procura, desde sábado, de um crocodilo, que terá sido avistado na confluência do rio Pisuerga com o Douro, na zona de Pesqueruela, em Valladolid.
De acordo com a imprensa espanhola, trata-se de um crocodilo do Nilo, que medirá 1,5 metros. O alerta foi dado no sábado por volta das 14h30.
"Atendemos todos os tipos de chamadas, mas a recebida hoje às 14h27, surpreendeu-nos. A Polícia local de Simancas e Seprona foram mobilizadas para localizar um crocodilo que foi visto na confluência do Douro e do Pisuerga", escreveram as autoridades no Twitter.
1269309299379122179
As buscas centram-se, agora, no rio Douro, na zona de Valladolid.
Fonte da polícia local de Simancas indica à TSF que o animal foi visto por dois moradores e um agente em dois dias seguidos.
A mesma fonte explicou que durante a manhã deste domingo estiveram cinco biólogos perto do Douro a analisar as várias pegadas que se encontram nas margens do rio.
As autoridades acreditam que o animal seja capturado, depois de terem sido colocadas "armadilhas".
As buscas das autoridades e dos biólogos contam com 10 pessoas e o apoio de drones, que permitiram já descobrir dois ninhos nesta zona da foz de Pisuerga, no Douro, popular entre pescadores, canoístas e banhistas. Os ninhos foram já analisados por elementos do Seprona, bem como restos de peixes com mordeduras identificadas que apontaram para um crocodilo do Nilo.
1269542595883081728
As localidades de Villamarciel, San Miguel del Pino e Tordesillas emitiram alertas em que recomendam "especial cuidado" a quem estiver junto a zonas ribeirinhas.
Na nota, o autarca local escreve que o animal pode ter fugido de uma casa próxima do rio, alertando para o perigo que representa para a população.
1269384615871107074
Simancas é uma pequena localidade espanhola entre Valladolid e a famosa Tordesilhas, onde Portugal assinou um tratado com Espanha a dividir o mundo em 1494.