A polícia grega está a encaminhar vítimas de crimes para o partido de extrema Direita, Aurora Dourada.Trata-se do partido neo-nazi que elegeu vários deputados nas últimas eleições no país, apresentando-se como defensor do povo contra a «escumalha imigrante». A denúncia deste comportamento está a ser feita por advogados e ativistas, conta o jornal Guardian.
Corpo do artigo
Há o caso de uma mulher que teve um problema com imigrantes albaneses no bairro onde vive e ao ligar para a polícia, o agente disse-lhe para telefonar para o partido da Aurora Dourada.
Ativistas e advogados ouvidos pelo jornal britânico Guardian dizem que que o partido de extrema-direita está cada vez mais a assumir o papel da polícia.
Os imigrantes relatam que nas últimas semanas têm sido alvo de ataques por homens que à noite circulam de mota vestidos de preto.
Um analista político citado pelo Guardian diz que do ponto da vista da polícia, a extrema-direita é o único aliado policial quando há confrontos nas ruas com a extrema-esquerda.
Nos bairros mais pobres de Atenas, o partido neo-nazi parece estar a ganhar adeptos usando uma política de apoio à população grega com roupas e comida.