A polícia húngara retirou hoje cerca de dez mil pessoas do centro da cidade de Szekesfehervar após ter descoberto uma bomba da II Guerra Mundial, perto de um jardim de infância.
Corpo do artigo
A bomba, com cem quilogramas, fabricada na antiga União Soviética, foi encontrada perto de uma caixa de areia de um jardim de infância numa zona residencial densamente povoada, numa cidade com mais de cem mil pessoas a 65 quilómetros a sudeste de Budapeste.
Na quarta-feira a polícia retirou cerca de 1.500 pessoas, perto do Castelo de Buda, em Budapeste depois de ter encontrado uma bomba durante a construção de um bloco de apartamentos.
A bomba descoberta hoje em Szekesfehervar contém 25 quilos de explosivos, disse o presidente da câmara local, Norbert Dancs, em conferência de imprensa na sede do município.
«É raro encontrar uma grande bomba numa área habitada na Hungria nos dias de hoje», referiu Dancs.
Cidades e vilas de Hungria, aliada da Alemanha nazi, foram fortemente bombardeadas durante os meses finais da II Guerra pelos EUA, Reino Unido e União Soviética, tendo atingido Budapeste em 37 ocasiões.
Muitos dispositivos não detonados ficaram enterrados no chão e muitas vezes são descobertos durante os trabalhos de construção, levando até agora, a 14 evacuações em Budapeste desde 2008.
Todas as bombas têm sido removidas sem provocar danos ou ferimentos à população