
REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Quatro acampamentos instalados em vários locais nos arreadores de Caracas para protestar contra o Governo foram hoje desalojados pela polícia militarizada, que deteve 243 pessoas, de acordo com os números do Ministério do Interior da Venezuela.
Corpo do artigo
[youtube:ES83aOizPvM]
«Os quatro sítios onde permaneciam estes acampamentos, de onde as pessoas saíam para cometer atos violentos e depois se camuflavam nestes acampamentos dizendo que estavam a protestar pacificamente, já foram levantados», disse o ministro do Interior, Miguel Rodriguez declarações à televisão estatal, em frente à sede local da ONU.
«Aqui na avenida Francisco de Miranda de forma inesperada entrámos no acampamento e encontrámos drogas, armas, explosíveis, morteiros», disse o ministro, referindo-se à operação que se iniciou nos quatro sítios às 3 da manhã.
Os 243 detidos iniciarão agora um «processo de classificação» para avaliar «quem deve ser presente ou não ao Ministério Público e aos tribunais», acrescentou o governante.
A notícia surge no mesmo dia em que se soube que a audiência preliminar do opositor Lopoldo Lopez, preso desde dia 18 de fevereiro acusado de provocar incidentes violentos, foi suspensa, informou o próprio através da sua conta na rede social Twitter.
«Leopoldo chegou ao Palácio de Justiça. Suspensderam a Audiência. Neste momento estão a mudá-lo de novo para (a prisão de) Ramo Verde», indica a sua conta, normalmente gerida pela sua mulher, de acordo com a agência espanhola Efe.
A Venezuela enfrenta desde meados de fevereiro um conjunto de protestos contra o Governo encabeçado pela oposição e por estudantes, que frequentemente se tornam violentos, e que já fizeram mais de 40 mortos e centenas de detidos.