As temperaturas no Pólo Norte estiveram cinco graus centígrados acima da média em novembro e em dezembro e poderão bater recordes neste fim-de-semana do Natal.
Corpo do artigo
O alerta é de uma cientista britânica em entrevista à BBC: a subida acentuada de temperatura na região do Ártico está diretamente relacionada com a poluição que é produzida pelos humanos.
A investigadora Friederike Otto, do Instituto de Alterações Climáticas de Oxford, explica que uma onda de calor como a que está a acontecer é "extremamente rara" - deveria ocorrer a cada mil anos.
Este fenómeno segue-se a um verão durante o qual o mar de gelo na região registou a mais pequena extensão de sempre, calculada por imagens de satélite. "Se as temperaturas continuarem a aumentar tal como tem acontecido até aqui, prevemos que ocorra uma onda de calor destas todos os anos e isso causará um stress enorme no ecossistema", sublinha Friederike Otto.
No Pólo Norte, as temperaturas estiveram cinco graus centígrados acima da média em novembro e em dezembro. Este fim-de-semana podem ser batidos recordes.