A Pont des Trous, em Tournai, datava do século XIII e foi demolida contra a vontade da maioria dos cidadãos locais, para que navios de até 2.000 toneladas possam navegar. O projeto vai custar cerca de 4,2 mil milhões de euros.
Corpo do artigo
Construída entre 1281 e 1304, a Pont des Trous, na cidade de Tournai, na Bélgica era uma das três pontes militares do século XIII. A ideia de demolir a ponte começou há quatro anos mas, só em janeiro passado, o projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Tournai.
A ponte só tinha pequenas alterações feitas em 1948 e sobrevivera a séculos de história mas foi agora demolida para que se torne possível a passagem de embarcações até 2000 toneladas. A sua reconstrução tem como objetivo a criação de um canal de 105 quilómetros que vai ligar o rio Scheldt ao rio Sena permitindo assim que as embarcações cheguem mais facilmente ao mar.
Sob o olhar atento de alguns locais presentes na margem do rio estava também a ministra da Energia da Bélgica, Marie-Christine Marghem que partilhou no Facebook. "Como um Tournaisien vive a sua cidade nas alegrias e nas tristezas, estou no sopé de nossa Pont des Trous desde o nascer do sol para ver como os desmembrados institucionais atacam um monumento sem o legado anterior, sob o olhar sombrio dos pequenos poderosos locais". A ministra considera, assim, que esta decisão uma "falta de empatia" pela população.
A ponte era considerada uma jóia da cidade de Tournai e as suas torres medievais - Bourdiel, construída em 1281 na margem esquerda e Thieulerie, construída na margem direita do rio entre 1302 - eram ainda as originais.
Segundo o jornal espanhol El País foram recolhidas cerca de 20.000 assinaturas para que este projeto não fosse avante.